Resenha: O Homem Mais Inteligente da História

Título: O Homem Mais Inteligente da História

Autor: Augusto Cury

Editora: Sextante

Sou bem suspeita para falar dos livros do Augusto Cury, tenho uma grande admiração por ele e de todos que li até agora, não me lembro de nenhum que não tenha gostado. O Homem Mais Inteligente da História foi um livro que já estava querendo há algum tempo e por sorte ganhei de amigo secreto no fim do ano passado (obrigada, Bia ❤ ).

O livro conta a história do psiquiatra Marco Polo que recebe o desafio de estudar/debater sobre a inteligência emocional de Jesus. Como um ateu, nunca foi de seu interesse estudar sobre esse assunto, mas levando em conta um pedido de sua esposa e sob as circunstâncias do momento, viu oportunidade de montar uma mesa-redonda com um amigo neurocientista, também ateu, e dois doutores teólogos, assim como a ajuda de uma amiga como moderadora.

fullsizeoutput_5d9e

A história gira entorno desses debate e vai tomando proporções mundiais. Pode se preparar pois em cada reunião você se depara com um outro lado dos personagens Bíblicos conhecidos, um lado mais científico do que religioso, que mostra como Jesus, com tanta sabedoria, teve que lidar com pessoas tão…humanas. Cada um com suas loucura e defeitos que colocaram a prova o autocontrole e a maneira de gerir emoções que Jesus possuía.

Se você é cristão, irá se surpreender com a análise tão profunda e inteligente de pessoas como Maria Madalena e o apóstolo Lucas, espero que, como aconteceu comigo, você também aumente sua fé. Mas, mesmo se você não for cristão, é um livro que recomendo demais, por não se tratar de religião em si, acredito que você também irá se encantar com os estudos mostrados no livro e com a gestão e a forma de pensar de um pensador tão único.

fullsizeoutput_5d9f

Foi uma leitura rápida e leve, este é o primeiro volume de uma coleção (que provavelmente também se tornará uma série na televisão) que me prendeu e me deixou curiosa para continuar acompanhando. Vale a pena!

E, ao meu ver, nada melhor para definir esse livro do que citações. Deixei aqui algumas das minhas preferidas. Espero que gostem!

fullsizeoutput_5d9c

“Ser gestor da mente humana é saber gerenciar os pensamentos, proteger a emoção, libertar a criatividade e se tornar protagonista da própria história.”

“Há muitas ferramentas à nossa disposição: podemos ser mais lentos para reagir e mais rápidos para pensar; ser empáticos e nos importar com a dor dos outros; ter consciência de que por trás de alguém que fere há uma pessoa ferida; pensar como humanidade e não apenas como grupo social…E todas essas ferramentas estão relacionadas com a gestão da própria mente.”

“A emoção é democrática, senhoras e senhores, ela se alimenta especialmente das coisas simples e anônimas da vida.”

“A humanidade tornou-se uma fábrica de loucuras e nós somos os seus construtores.”

Precisa deixar a luz da razão penetrar nos solos inóspitos de sua psique para poder biografar sua história – e não ser biografado por seus traumas.”

O segredo da felicidade é fazer muito de pouco.

“Nunca se esqueça de que os maiores cárceres não estão nos presídios, mas em nossa mente!”

“O maior perigo é ficarmos indiferentes à dor dos outros.”

Aprendi a ser feliz no caos. Os perdedores veem as tempestades e recuam; eu, no mesmo ambiente, procurava ver a oportunidade de cultivar…

A vida é um grande livro. Para uns, revelamos a capa; para outros, operário; e, ainda, para outros, os segredos íntimos da história.

fullsizeoutput_5da1

“Cuidado! Se querem ser emocionalmente saudáveis, há um lugar em que vocês não devem ser tímidos: dentro de si mesmos!

“Os grandes homens também choram. O problema é que eles não sabem o que fazer com as lágrimas.”

 “A personalidade humana é como uma onda do mar e o tempo é como a praia. Cada onda tem uma silhueta, assim como cada personalidade tem suas características, umas discretas, outras borbulhantes, mas todas encenam sua peça no teatro do tempo e, cedo ou tarde, voltam tímida e misteriosamente para o mar da existência deixando poucos vestígios.

“Sucesso profissional sem sucesso emocional não é sucesso, é autodestruição…”

“Que missão dantesca é remover o lixo do psiquismo humano!”

Queriam um libertador político, mas Jesus era o libertador dos cárceres psíquicos.

“Entretante, em vez de sucumbir aos instintos, ele preservou sua consciência crítica. Ele fez poesia no caos.”

A vida é um grande contrato de risco. Vence quem é resiliente, quem renuncia às ambições tolas e se prepara minimamente para as curvas imprevisíveis da existência.

“Você descrê de Deus por causa do silêncio dele no tempo, enquanto eu creio em Deus por causa de sua ação na eternidade.

“Parece que a grande meta de Jesus era humanizar o ser humano.

Chorarei com eles as suas lágrimas. Aos que me seguirão, não prometerei céus sem tempestades, mas força na tormenta. Nem aplausos na jornada, mas coragem para suportar as vaias e habilidades para escrever capítulos nobres nos dias dramáticos…

fullsizeoutput_5da2

Pois eu creio que a vida é um grande roteiro e a morte é apenas um ato do espetáculo…Continuarei encenando minha peça na eternidade…

“Por isso declaro que, de todos os bens que vocês podem adquirir nesta Terra, nada supera o que vocês já têm: a vida.”

“Quem odeia a solidão nunca foi amigo de si mesmo.”

Para ele, ser feliz não era ter uma vida perfeita sem falhar, tropeçar nem errar, mas usar nossas loucuras para nutrir a sanidade, as crises para alicerçar a tolerância, as lágrimas para enriquecer a sabedoria…

4 comentários em “Resenha: O Homem Mais Inteligente da História

  1. “Foi uma leitura rápida e leve, este é o primeiro volume de uma coleção (que provavelmente também se tornará uma série na televisão) que me prendeu e me deixou curiosa para continuar acompanhando. Vale a pena!”
    demorou quanto tempo para ler? uma tarde? algumas horas? ou mais de um dia?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s