Você precisa ler: Martha Medeiros

IMG_6603

Desde que, em uma das minhas voltas pela livraria, escolhi comprar o livro “Simples Assim”, da Martha Medeiros,  já bateu o arrependimento por nunca ter lido nada dela antes…já dá ate para imaginar o tipo de livro que estou falando, não é mesmo?!

Martha Medeiros  é um dos maiores nomes da poesia contemporânea brasileira, considerada também uma das mais importantes cronistas do país, não é por menos, assim que ler a primeira crônica dela irá entender o por quê. Martha tem um feeling das coisas incrível, como se conseguisse traduzir em palavras tudo aquilo que sentimos e as vezes não conseguimos dizer. Usa uma linguagem fácil e gostosa, deixa tudo simples, garanto que num piscar de olhos já estará lendo a vigésima crônica e ainda sem vontade de parar!

Um pouquinho de alguns livros que já li:

  • Simples Assim

IMG_6604

O primeiro que comprei e  também o que me conquistou. Comenta das coisas simples da vida e de como não devemos complicá-las, fala com muita simplicidade do dia a dia e, com uma enorme sensibilidade nos induz a viver a vida e aproveitá-la do jeitinho que ela é.

“Passado o susto, a resposta: vai. E se não der, não é o fim do mundo. Você não precisa morrer colecionando vontades não realizadas. Troque de vontades e siga em frente sem ruminar arrependimentos. Você finalmente atingiu o apogeu da sua juventude: é livre como nunca foi antes.”

“Tudo que dá errado pode dar muito certo. A vida joga os dados, distribui as cartas, gira a roleta: a nós cabe apenas continuar apostando.”

“Pelo simples fato de estar bem assentada em mim. O que vier eu destrincho, desdobro.”

“Pensar demais é desperdiçar um tempo em que você poderia estar amando demais, se divertindo demais e levando a vida a sério de menos.”

“Não confio no amor de quem não se ama em primeira instância.”

“(…) viver não é fácil, mas é o que temos pra hoje.”

  • Um Lugar Na Janela – Relatos de Viagem

IMG_6605

Amante de viagens como sou não poderia deixar de ler esse aqui e me apaixonar! Martha conta de suas viagens, suas percepções e também imprevistos que rendem inúmeras risadas. É como se ela te levasse na mochila para viajar em vários países fantásticos. Um Lugar Na Janela irá, com certeza,  aguçar sua vontade de viajar com uma companhia tão gostosa assim! 🙂

“Eu queria ir. Para onde, não importava. Tinha pânico de criar raiz.”

“(…) só ao sair de casa para viajar é que descobri que alguns medos que eu pensava possuir eram herdados, não existiam de fato. Eu era muito mais destemida do que supunha.” 

“Guardo esses últimos dias no Chile como a ocasião em que aprendi a irrelevância de quase tudo que é material. Nunca mais me apeguei a nada que não tivesse valor afetivo. Deixei de lado o zelo excessivo por coisas que foram feitas apenas para usar, e não para se amar. Hoje me desfaço com facilidade de objetos, enquanto que se torna cada vez mais difícil me afastar de pessoas que são ou foram importantes, não importa o tempo que estiveram presentes na minha vida.” 

“Viajar não cura sofrimentos, mas nos faz perceber que podemos ser bem mais do que turistas esporádicos – podemos, isso sim, ser viajantes durante os 365 dias do ano, em qualquer lugar em que se estiver, incluindo onde se mora. Comprometer-se com o encantamento continuo pela vida não impede desconfortos do coração, dívidas com o banco ou conflitos familiares, mas dá uma trégua pra alma.”

  • A Graça da Coisa

IMG_6606

Na mesma pegada do “Simples Assim”, ele fala de como lidar com alguns sentimentos e levar a vida com mais leveza , deixando-a te surpreender. Mostra que algumas neuras não são só nossas como imaginamos e que o autoconhecimento é algo para se conquistar diariamente.

“Era para ser divertido pra sempre, empolgante para sempre, inspirador para sempre, mas a maioria acredita que a longevidade dos amores é atribuição do destino, ele é que tem que tomar conta.”

“Ao entender que é normal morrer várias vezes numa única existência, perdemos o medo – e finalmente crescemos.”

“No meio, a gente descobre que fazer a coisa certa é sempre um ato revolucionário. Que é mais produtivo agir do que reagir. Que a vida não oferece opção: ou você segue, ou você segue. Que a pior maneira de avaliar a si mesmo é se comparando com os demais. Que a verdadeira paz é aquela que nasce da verdade. E que harmonizar o que pensamos, sentimos e fazemos é um desafio que leva uma vida toda, esse meio todo.”

“A maior sacanagem do mundo é não dar amor a quem não espera outra coisa.”

“Poesia. É ela quem sempre nos salva do ridículo e dá à vida uma transcendência cada vez mais necessária.”

“O amor que nos serve e que nos faz evoluir é aquele que traz à tona a nossa melhor versão.”

“A visibilidade é que é rara: olhar profundamente para dentro e enxergar o que ninguém mais consegue ver.”

“Michelangelo deixou algumas obras aparentemente inconclusas porque sabia que não há um fim para a arte de esculpir, porém em algum momento é preciso dar o trabalho como encerrado. O tempo, escultor de todos nós, age da mesma forma: de uma hora pra outra, dá seu trabalho como encerrado. Mas quando ele ainda está a nosso serviço, que o ajudemos na tarefa de deixar de lado os nossos excessos de vaidade, de narcisismo, de futilidade. Que finalmente possamos expor o que há de mais precioso em você, em mim, em qualquer pessoa: nosso afeto e generosidade. Essa é a obra-prima de cada um, extraída em meio ao entulho que nos cerca.” 

 

E ai, certeza que já deve ter visto algumas citações dela por ai né?! Hahah

Espero que tenham gostado! ❤

4 comentários em “Você precisa ler: Martha Medeiros

  1. Eu li meu primeiro Martha esses dias, fora de mim, e amei de paixão. Mas tenho um problema, eu pretendo emprestar mais livros dela que tem na biblioteca da minha cidade, mas percebi que os livros dela são daqueles que você quer colar milhares de post its, pois cada frase é uma lição. E agora? Hehehehe… Adorei seu post!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s