Exposição: O Mundo de Tim Burton

Desde que foi anunciado que a exposição O Mundo De Tim Burton viria para São Paulo já fiquei contando os dias para a visitação e, finalmente, na semana passada tive a oportunidade de ir para o MIS e ver de pertinho tudo isso!

IMG_6202

IMG_6145

Confesso que cheguei na maior expectativa de tirar várias fotos e conseguir registrar tudo, até que descobri que não poderia fotografar lá dentro, somente a área externa, mas tentarei, por meio das minhas impressões e opiniões, contar um pouco sobre essa exposição que me deixou tão encantada.

Ao chegar ao MIS (Museu da Imagem e do Som) já me deparei com um pouco do que me esperaria lá dentro, comprei o ingresso, esperei pelo meu horário e logo estava passando para dentro de um mundo estranho e assustador com diversos desenhos de Burton.

IMG_6154

IMG_6150

A exposição foi dividida em sete seções: Terror!Humor, Felicidade, Polaroides, Angústia/Melancolia, Encantamento, Projetos Não Realizados e Filmografia, que conseguiram mostrar Tim Burton por vários ângulos diferentes, não só como o fantástico diretor cinematográfico, mas também tudo o que veio antes disso, desde seus primeiros desenhos e esboços até suas produções para a televisão.

No início me surpreendi bastante com os seus desenhos, Burton se diverte usando o sentido literal das coisas, uma interação entre o humor e o terror, como por exemplo, em uma de suas ilustrações tinha uma pessoa com os olhos fora de órbita, deitados em uma cadeira de praia, com a legenda: “Curtis is giving his eyes a rest”/”Curtis está dando um descanso aos seus olhos.

Como dizia  em um dos cartazes: “No mundo de Burton, o medo pode se transformar em riso, e o senso de humor é sempre um pouco macabro.”, e pode por macabro nisso, se pudesse descrever a exposição com uma só palavra com certeza seria essa: Macabra.

IMG_6167

Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a maneira que Burton enxergava as coisas e passava isso para sua arte, retratava a realidade não como era vista de verdade, mas como era sentida por ele, com uma distorção de perspectiva e da figura humana. Parece que ele tinha aquele feeling sobre as coisas, sabe?  Como quando retratou doenças como a esquizofrenia, complexo de perseguição ou até o sentimento que as pessoas tem quando sentem aquele amor platônico. Tudo muito bem exposto, como se conseguisse literalmente fazer um ctrl c + ctrl v dos nossos sentimentos e expô-los no papel.

Gostava de transformar o ponto de vista da vida real em seu ponto de vista especifico, criticando, da sua maneira, a busca do corpo perfeito, a máscara usada pelas pessoas  e também a mudança que a sociedade causa em cada um. Sempre aderindo a sua estética e seu estilo ímpar, apesar de toda a pressão das pessoas.

Já na parte da Filmografia pude ter uma compreensão total de cada obra que ele teve parte, e não foram poucas não! Deu para ter uma noção do quão pouco sabia sobre ele, o que me espantou bastante quando descobri que filmes como: Batman: o retorno, Planeta dos Macacos e Peixe Grande e suas histórias maravilhosas tiveram uma mãozinha de Burton.

IMG_6159

Fiz o passeio em um pouco mais de uma hora, mas com certeza poderia ficar muito mais tempo só observando cada obra, é tudo fantástico! Se está a procura de uma exposição em São Paulo para visitar, esta está mais que recomendada! Uma super oportunidade de conhecer mais da vida e das obras de Tim Burton, um cineasta tão genial de nossa época!

IMG_6176

Edward passou por aqui…

IMG_6197

IMG_6149

A exposição permanecerá no MIS até dia 15 de maio, a entrada está no valor de R$12,00 inteira e R$6,00 meia, sendo gratuita a entrada somente nas terças.

Para mais informações: www.mis-sp.org.br

 

 

 

 

 

2 comentários em “Exposição: O Mundo de Tim Burton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s